sexta-feira, 17 de julho de 2015

Pitangueira








Pitangueira
Eugenia uniflora L., nativa do Brasil, da família Myrtaceae.
Pitanga vem do tupi antigo “ybápytanga”, que significa fruto avermelhado.  Esses frutos são muito saborosos, mas não são comercializados, pois são muito frágeis, a pitanga é para ser colhida e saboreada na hora.
Arvore que atinge de 4 a 12 metros de altura, com galhos tortuosos e descamantes. Folhas opostas, simples, lisas, ovais e pontiagudas, quando amassadas exalam exatamente o cheiro do fruto, muito bom para identificar a planta. Flores brancas, pequenas com longos estames, atraem muitas abelhas, pois são melíferas. Passar ao lado de uma pitangueira em flor é uma sensação indescritível, a beleza, o som das abelhas e o perfume são incríveis. Fruto vermelho, cilíndrico, achatado e com sulcos longitudinais, existem várias tonalidades desse vermelho, até uma que é quase negra.
Tem sido usada cada vez mais no paisagismo e virou sonho de muita gente que não tem jardim com terra e acaba plantando em grandes vasos, mas vale lembrar que é necessário que ela tome algumas horas de sol por dia.
Desenvolve-se bem a sol pleno, em solo rico em húmus e irrigado quando a terra estiver seca. É bastante tolerante a baixas temperaturas.

Multiplica-se facilmente por sementes, aliás é só comer a fruta e enterra em seguida a semente que em breve uma nova muda brotará. Uma delícia de acompanhar.

Um comentário: