quarta-feira, 29 de julho de 2015

Cerejeira-do-japão












CEREJEIRA
Prunus serrulata Lindl. , originária de muitos países asiáticos, inclusive Japão, Coreia e China, da familia Rosaceae.
Chamada de “Sakura”, a cerejeira é a flor nacional do Japão, onde estão documentadas mais de 300 variedades de cerejeiras e quando elas florescem todos saem para apreciar as flores “Hanami”, isso é tão inspirador, que acredito que após estar diante de tanta beleza várias sensações e sentimentos maravilhosos brotem, como é o caso da Renata Kesselring que pintou esse quadro, da foto, após nossa visita ao Parque do Carmo na primeira semana de 2014.
Arvore de médio porte, atinge de 4 a 10 metros de altura. Folhas ovaladas, com as pontas afinaladas, margens serrilhadas, nervuras bem marcadas e  alternas. Flores com cinco pétalas, mas há variedades dobradas, com muitos estames. Variam do branco a várias tonalidades de rósea, que tem o centro um pouco mais forte. A cerejeira fica muito pouco tempo florida, normalmente por volta de 10 dias e, por isso, simboliza a efemeridade da vida humana, que pode ser bem breve e por isso deve ser bem vivida em todos os momentos.
Ideal para jardins, praças e parques, mas deve ser evitada em calçadas, pois elas crescem muito para os lados e tem os galhos frágeis, que se quebram com facilidade.
Desenvolve-se bem a sol pleno em solo rico em húmus, com boa drenagem e irrigada quando aterra estiver bem seca. Prefere temperaturas mais baixas e é resistente a geadas.

Multiplica-se por sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário