segunda-feira, 27 de julho de 2015

Jambu, agrião-do-pará








JAMBU, AGRIÃO-D-PARÁ
Acmella oleracea (L.) R.K.Jansen,  originário do amazônia, da familia Compositae (Asteraceae).
Herbácea que atinge aproximadamente 40 cm de altura. Folhas triangulares, bem marcadas e com as bordas denteadas. Flores amarelas em capítulos.
Planta muito utilizada para preparação dos pratos regionais típicos do Pará: pato no tucupi, tacacá, arroz paraense etc., muitas vezes andando pelos canteiros, pego uma florzinha e como, acho uma delícia o jeito que minha boca fica adormecida, mas no preparo das folhas, percebo que o jambu cultivado em São Paulo não tem o mesmo sabor, é menos intenso, que o cultivado em Belém, de qualquer modo, nada melhor que ter no jardim algo que você possa comer.
Desenvolve-se bem a pleno sol em solo rico em húmus, com boa drenagem e irrigado quando o solo estiver seco. Prefere o calor, desenvolvendo-se pouco em temperaturas baixas.

Multiplica-se por sementes ou estacas.

5 comentários:

  1. Esta flor da sua foto NÃO é a do Jambu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tania, muito obrigada pela colaboração, realmente as três últimas fotos não são do jambu e sim da wedelia. Assim que chegar em São Paulo e ter acesso colocarei mais fotos dos jambus. Você é especialista só em jambú ou em botânica em geral? Se encontrar mais algum erro, por favor, me informe, pois várias pessoas me pedem para transformar o blogue em livro e terei que fazer as devidas revisões. Agradeço novamente, um abraço Assucena

      Excluir
  2. O agrião de flor amarelo também serve para fazer saladas?

    ResponderExcluir
  3. qual é a época de floração das flores do agrião ?

    ResponderExcluir
  4. Dá pra fazer chá com as folhas?se sim quais os benefícios do chá?obrigada e abraço.

    ResponderExcluir