segunda-feira, 6 de julho de 2015

Eritrina









Eritrina, Mulungu, Eritrina-candelabro.
Erythrina speciosa Andrews, nativa do Brasil, da família Fabaceae.
Assim como as pessoas, speciosa de especial, nem melhor, nem pior, simplesmente diferente e por isso tem seu charme.
Árvore de pequeno porte que atinge aproximadamente 5 metros de altura e mais o menos isso de largura de copa, com tronco tortuoso, espinhento e com as cascas mais velhas que se soltam e faz parecer uma cobra trocando a pele. Folhas ásperas compostas por três folíolos em forma de raia com aproximadamente 15 cm, nas folhas também encontramos espinhos. Frutos tipo legume vagem. Flores vermelhas que se agrupam em inflorescências em forma de candelabro. Adoro ficar olhando os beija-flores colhendo seu alimento, mas me divirto também com os periquitos desengonçados que acabam destruindo as inflorescências tirando flor por flor, às vezes da vontade de correr atrás deles e dizer, sei que vocês precisam comer, mas deixem as flores mais um pouquinho.
Fica linda em jardins, praças e parques, mas não aconselho para calçadas devido aos espinhos e por fazer uma copa baixa.
Desenvolve-se bem a sol pleno, em solos úmidos e ricos em húmus, caso o terreno não seja perto de lagos ou riachos, não se deve descuidar da rega, principalmente na fase de desenvolvimento.

Multiplica-se facilmente por sementes. 

Um comentário:

  1. E tbm multiplica dacil por altarquia.... linfmda planta as flores abrem agora no inverno

    ResponderExcluir