domingo, 19 de julho de 2015

Gardênia








GARDÊNIA
Gardenia jasminoides J. Ellis, originária da China, da família Rubiaceae.
Arbusto que atinge aproximadamente 2 metros de altura, com galhos semi-lenhosos e muito ramificados. Folhas ovaladas, pontiagudas, com nervuras bem marcantes. Muitas pessoas confundem as gardênias com as camélias, é só olhar as nervuras das folhas, se elas existirem como as das fotos, trata-se de gardênia. Flores brancas, grandes, que aparecem de tempos em tempos e absolutamente perfumadas “perfume de gardênia”. Existem algumas variedades de menor porte e com flores dobradas.
Pode ser utilizada como exemplar único, mas normalmente são plantadas em grupos e cercas-vivas. Como seu perfume é muito forte, aconselho manter longe de portas e janelas, principalmente de quartos, adoro vê-las nas grades que dão para rua, penso que todos que por ali passam dizem “que cheiro bom tem esse lugar”. Também pode ser plantada em vasos grandes e para formação de bonsai.
Desenvolve-se bem a sol pleno, em solo rico em húmus, com boa drenagem e irrigada sempre que a terra estiver seca. Tolerante a baixa temperatura.

Multiplica-se por estaquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário