quarta-feira, 8 de julho de 2015

Copo-de-leite










Copo-de-leite, boca de jarro (em Angola).
Zantedeschia aethiopica (L.) Spreng., originária do Sul da África, da família Araceae.
Zantedeschia, em homenagem ao professor e botânico italiano Giovanni Zantedeschi (1773-1846) e aethiopica referente a várias regiões africanas como, por exemplo, a Líbia e o Sul do Egito e não exatamente à Etiópia.
Florífera rizomatosa, que atinge aproximadamente 1 metro de altura. Folhas grandes verdes brilhantes e com as bordas levemente onduladas. Inflorescência composta de espata de coloração branca e espádice amarela, constituída por flores masculinas na parte superior e flores femininas na parte inferior. Existem outras espécies de Zantedeschia com outras cores.
Muito usada na composição de jardins de têm água, riachos, lagos, espelhos d`´agua etc. Formam linda touceiras, que ficam mais bonitas quando estão em quantidade. Também muito utilizadas como flor de corte, mas eu acho lindo mesmo acompanhando as beiras de rios.
Desenvolve-se bem a pleno sol ou meia-sombra, em solos mais úmidos ou mais secos com um pouco mais de irrigação, prefere frio e suporta até 4°C.

Multiplica-se tanto por sementes, como divisão de touceiras ou cortando-se os rizomas, porém como possui oxalato de cálcio, o ideal e pegar os rizomas com luvas para evitar qualquer tipo de intoxicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário