sábado, 18 de julho de 2015

Azaleia-anã








AZALEIA-ANÃ
Rhododendron simsii Planc., originária da China, da família Ericaceae.
Apesar de ser a mesma espécie que a azaleia mais comum, por ser tão diferente, eu penso que vale a pena uma publicação só para elas. Formado por hibridação de várias espécies, principalmente Rhododendron indicum (L.).
Arbusto que atinge aproximadamente 0,8 metro de altura, bastante ramificado. Folhas elípticas, pilosas e ásperas. Flores que surgem nas pontas dos galhos, diferente da azaleia mais comum, elas florescem o ano todo e não somente nos dias mais frios. Apresentam-se nas cores vermelhas, brancas, amarelas, laranjas, róseas e mescladas.
As azaleias-anãs são muito utilizadas quando se quer uma cerca-viva mais baixa ou canteiro de pequeno porte com muitas flores o ano todo. Também muito utilizadas em vasos e floreiras. Quando plantadas como exemplar único e conduzidas ficam parecendo um bonsai, muito bonitinho.
Desenvolve-se bem a sol pleno ou meia-sombra em solo ligeiramente ácido, rico em húmus. Para que elas fiquem realmente floridas o ano todo, eu recomendo adubação com farinha-de-ossos. Preferem locais mais frios.

Multiplica-se facilmente por estacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário