sexta-feira, 31 de julho de 2015

Bauínia-branca








PATA-DE-VACA-BRANCA, BAUÍNIA-BRANCA
Bauhinia variegata var. candida (Aiton) Voigt., originária da Índia e China, da família Leguminosae-Caesalpinoideae.
Vi muitas vezes as pessoas confundirem essa bauínia com orquídeas, principalmente quando encontravam suas flores caídas no chão, outro erro era o uso indevido na utilização dessa planta para controle de diabetes, na verdade, os estudos nessa área são feitos com a B. forficata, que é a brasileira, as duas principais diferenças são: a B. forficata possui espinhos e as pontas dos lóbulos da folha são pontiagudos enquanto a B. variegata não possui espinhos e tem as pontas dos lóbulos arredondadas.
Árvore de porte médio, alcançando até 9 metros de altura, com troncos que são geralmente tortuosos, com 30 a 40 centímetros de diâmetro. Folhas simples, bilobadas, com as pontas dos lóbulos arredondadas, coriáceas, com nervuras longitudinais, parecem uma pata-de-vaca. Flores com cinco pétalas brancas, que atraem muitos polinizadores, são mais perfumadas que as róseas. Frutos em forma de vagem que quando secam ficam enrolados.
Muito utilizada na arborização urbana no sul e sudeste do Brasil tanto em calçadas, como em praças e parques, também presente em jardins com mais espaços, tem crescimento rápido.
Desenvolve-se bem a sol pleno em solo rico em húmus, com boa drenagem e irrigado quando a terra estiver seca pelo menos até o seu segundo ano de plantio. Prefere local mais frio.

Multiplica-se por sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário