domingo, 26 de julho de 2015

Dente-de-leão










DENTE-DE-LEÃO
Taraxacum campylodes G.E.Haglund, originário da Europa e Ásia, da família Compositae (Asteraceae).
Tem como sinonímia mais recente Taxaracum officinale Weber, que eu particularmente gosto mais, pois essa planta possui tantas qualidades medicinais, que é quase uma oficina para conserto dos males J.
Herbácea que atinge de até 25 cm de altura, considerada por muitas pessoas como erva daninha, não por mim. Folhas que saem diretamente da base, sem caule, em forma de roseta, normalmente são muito recortadas, lembrando dentes de leão. Flores amarelas reunidas em capítulos. Os frutos são aquelas bolas que as crianças adoram soprar, lindas.
De repente olhamos os nossos jardins e vemos aquelas lindas flores amarelas e depois aquelas bolas maravilhosas, mas para quem não as quer nos jardins, o melhor método é podar antes que elas flores apareçam, mas para quem não se importa, pode tê-las nos jardins sem ter muito trabalho, apenas limitando a área que será ocupada por elas.
Desenvolve-se bem a sol pleno, pouco exigente quanto ao solo. É uma planta que cresce sem problemas em quase todos os cantos do planeta.
Multiplica-se facilmente por sementes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário