quinta-feira, 16 de julho de 2015

Azaleia










AZALEIA
Rhododendron simsii Planc., originária da China, da família Ericaceae.
Formado por hibridação, por isso, a grande variedade de cores e tipo de flores, simples, dobradas etc. Existem centenas de cultivares e dificilmente não são encontradas nos diversos jardins pelo mundo. E mesmo sendo exótica, eu gosto tanto, que ela está na capa do meu livro “Da planta ao jardim”.
Arbusto que atinge aproximadamente 2 metros de altura, bastante ramificado. Folhas elípticas, pilosas e ásperas, que podem ou não cair no inverno. Flores que surgem nas pontas dos galhos, diferente da arbórea, não formam cachos, nas cores vermelhas, brancas, amarelas, laranjas, róseas e mescladas.
As azaleias ficam lindas em parques, praças, jardins, em vasos ou floreiras. Plantada isoladamente, em maciços ou formando cercas-vivas. Em São Paulo existem tantas que já foi eleita a flor símbolo da cidade. São também perfeitas para fazer bonsais.
Desenvolve-se bem a sol pleno ou meia-sombra em solo ligeiramente ácido, rico em húmus. Sempre falo para meus alunos que as plantas presentes em jardins públicos não precisam de muita água, porém já fiz a correção de um local com acumulo de água na terra somente plantando azaleias, elas fizeram a drenagem, sem precisar de obras.   Preferem locais mais frios.

Multiplica-se facilmente por estacas ou alporquia. O ideal é retirar as estacas quando a planta for podada, sempre após o florescimento, se puder esperar aproximadamente um mês após as flores secarem naturalmente, a porcentagem de pega das mudas será maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário