domingo, 2 de novembro de 2014

Sapatinho-de-judia






SAPATINHO-DE-JUDIA
Thunbergia mysorensis, originária da Índia, da família Acanthaceae
Trepadeira volúvel, que cresce se enrolando por aproximadamente 6,0 metros, com ramos finos e flexíveis. Não adianta tentar fazê-la crescer sem tutoramento ou em muros, a não ser que existam fios ou cabos para que ela possam se enrolar. As folhas são verdes, ovais acuminadas e alternas nos ramos.
Ter um sapatinho-de-judia no jardim é ter alegria, pois ela está sempre linda, mesmo sem suas lindas flores. As inflorescências são pendentes compostas por belas flores bicolores, amarelo e vermelho, seu formato lembra um chinelo ou sapatinho. Existe ainda uma variedade de flores totalmente amarelas.
Ela é muito indicada para cobrir pérgolas, pórticos e caramanchões, que devem ser construídos com pelo menos 40 cm a mais de altura para deixar cair as inflorescências sem atrapalhar a circulação, pois seria um crime cortar os lindos cachos de flores pendentes, que atraem  beija-flores e outros pássaros. Pode também ser plantada em cercas.
Outra vantagem dessa trepadeira é que ela vive bem em locais sombreados e é muito resistente. Se plantada em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares é um verdadeiro show no jardim. Não tolera o frio.

Multiplica-se por estaquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário