domingo, 23 de novembro de 2014

Rosa-do-deserto








Rosa-do-Deserto
Adenium obesum, originária da África, da família Apocynaceae.
Obesum, nem preciso explicar é só olhar seus galhos e principalmente sua dilatação na base.
Planta suculenta que pode alcançar até 3 metros de altura e um metro e meio de largura, com uma forma pouco usual. A dilação na base lhe garante viver no deserto, pois lá, tem que suportar ventos fortes e acumular água. As folhas são pequenas, para diminuir a perda de água, formando-se nas pontas dos galhos, às vezes sai diretamente do caule uma única folha, muito interessante. As flores são deslumbrantes, que variam do branco ao vinho escuro, não é raro vermos a planta coberta de flores.  A polinização muitas vezes precisa de uma ajuda dos insetos, pássaros ou de humanos, pois as partes masculinas e femininas quase sempre se desencontram.
A rosa-do-deserto possui amantes e colecionadores espalhados pelo mundo. Muitos fazem enxertia, obtendo flores de diversas cores em uma só planta ou a modelam como um bonsai, conduzindo seu crescimento. No mercado podem atingir preços altíssimos, mas é possível comprar uma muda pequena com pouco dinheiro.
Gostam de locais ensolarados e sua manutenção é praticamente zero. Podem ser cultivadas em canteiros, vasos, floreiras etc.

Multiplica-se por sementes e estaquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário