sábado, 29 de novembro de 2014

Abutilon, lanterninha-japonesa








ABUTILON, LANTERNA-JAPONESA
Abutilon megapotamicum, originário do Brasil, da Família Malvaceae.
Para quem quer beija-flores e cambacicas no jardim, recomendo Abutilon. O néctar deve ser muito bom, pois esses pássaros além das borboletas e abelhas são muito presentes nos jardins onde há essa planta.
Arbusto semi-lenhoso com ramos escandentes, que podem atingir entre dois e três metros de altura conduzidos para que cresçam para cima, ou com ramos pendentes formando uma delicada cortina. Apresenta folhas serrilhadas e cordiformes (em forma de coração).Existe a variedade com folhas verdes e amarelas (variegata).
As flores têm o cálice (conjunto de sépalas) vermelho, corola amarela (conjunto de pétalas) e a parte reprodutora (gineceu e androceu) marrom/vinho, saindo da corola. Há híbridos em tons de rosa e alaranjado. É realmente uma flor especial, em formato de sino e que oferece um charme a mais no jardim.
Gosta de solos férteis, bem drenados, enriquecido com húmus. Pode ser plantado a pleno sol ou meia-sombra. Adapta-se também a climas amenos e quentes, na verdade tenho visto em diversos estados do Brasil.

 Multiplica-se por estaquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário