quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Cróton










CRÓTON
Codiaeum variegatum, Originária da Índia, Sri Lanka, Malásia e Indonésia, da família Euphorbiaceae.
Cróton, do grego kroton, que significa carrapato, pois suas sementes parecem com este ácaro.
Existem diversas variedades dessa planta arbustiva. Tem folhagem atraente que mesclam diversas cores, como vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde e laranja e vários formatos, como ovais, afiladas, retorcidas ou arredondadas. Atingem 3 metros de altura e formam uma maravilhosa cerca-viva, mas que não deve ser podada, para mostrar toda sua beleza. Também podem formar maciços e ser plantado isoladamente. Como quase todas as euforbiáceas tem aquele liquido esbranquiçado que sai quando seus galhos são quebrados, cuidado, pois podem causar alergia.
Muitas vezes precisamos de um elemento permanentemente colorido no jardim e dificilmente conseguimos com as flores e neste caso as folhas cumprem a função, é o caso do cróton. Bonito, simples de cuidar e oferece um colorido ao jardim. Já vi em alguns lugares internos, mas deve ter bastante iluminação. Não suportam ar-condicionado, pois necessitam de uma boa umidade de ar e não gostam de frio.
Suas flores são pouco atrativas pelo pequeno tamanho, para ver a beleza é preciso atenção, mas quando observamos bem vemos uma grande obra-prima.  
Multiplica-se por estaquia e alporquia (vou explicar melhor num box posteriormente).


2 comentários:

  1. A minha croton bel deu um bolinha em um caule, parece uma frutinha. Consigo fazer muda dela? Levando em consideração que pofeter semente?

    ResponderExcluir