segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Grama-amendoim








Grama-amendoim
Arachis Repens, nativa do Brasil, da família Leguminoseae - Papilionoideae
Devo começar falando, não, ela não é uma grama e sim uma forração, elas são de famílias distintas e têm necessidades e características diferentes. São chamadas de grama, por cobrirem o solo.
Entre as diferenças, podemos começar ressaltando que não são resistentes ao pisoteio e não necessitam de podas constantes. Podem ser plantadas à meia-sombra ou sol pleno, suas folhas compostas por folíolos ovalados e possuem flores delicadas amarelas.
Sou meio suspeita de falar dessa planta, pois sou fã de carteirinha, e por quê? Resistente; necessita de pouca manutenção, não é atoa que muitas áreas publicas a utilizam, como é o caso da Av. 23 de maio e Rubem Berta; protegem o solo, ótimas para segurar taludes (barrancos), se alastram (um pouco) até sobre cimento;  possui alto valor nutritivo para os animais; rebrota facilmente; tolerantes ao encharcamento do solo; boa na recuperação de solos muito degradados ou pouco férteis, pois fixam o nitrogênio no solo, adubando-o naturalmente; combatem as ervas invasoras; retém umidade; podem ser plantadas por mudas ou sementes e ainda fazem um lindo tapete no solo.
Porém, não é indicada para jardins como muitos canteiros de herbáceas, pois, por serem resistentes e com crescimento rápido, podem crescer sobre as outras plantas e sufocando-as, mas se seu jardim tiver árvores e arbustos, está aí uma ótima opção.
Multiplica-se por sementes ou muito mais facilmente por estacas e ramagem já enraizada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário