quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Peresquia, Ora-pro-nobis







PERÉSQUIA, ORA-PRO-NOBIS
Pereskia grandifolia, Originária do Brasil, da família Cactaceae.
Muito bonito é o significado do nome popular ora-pro-nobis, em latim,  “roga por nós”, pois é uma planta com muitas propriedades medicinais, e é solução para muitas pessoas que tem fome. Chamam-na de “carne-de-pobre”, devido ao seu alto valor proteico, cerca de 25% de proteína. Com as folhas muitos fazem refogados, tortas, saladas, sucos, sopas etc. E ainda é rica em vitaminas A, B, e C, cálcio, fósforo etc.
Arbusto de 3 a 6 metros de altura. Folhas verde-escuro, de formato simples e com bordas onduladas e bem duras e resistentes. Formam lindas flores rosadas com o centro amarelo, devido aos estames. Fruto, em forma de baga verde-amarelada. Tronco espesso e esverdeado quando novo e mais marrom quando envelhece, de 20 a 80 cm de diâmetro com feixes ou grupos de acúleos (tipo de espinho), de 2 a 4,5 cm de comprimento.
Indicada em projetos paisagísticos pela beleza das flores e muito úteis como cerca-viva defensiva, pois dificilmente alguém passará pelos seus acúleos mas também por eles é bom manter longe de crianças, principalmente por seus espinhos ficarem meio escondidos entre as folhas.
Tem crescimento rápido e resiste a baixas temperaturas. Adapta-se bem desde o nível do mar até altitudes superiores a 1.000 m. Como bom cacto é resistente à seca e gosta de solo mais arenoso e com boa drenagem em sol pleno ou meia sombra. Pode ser cultivada em todo o Brasil.

Multiplica-se por sementes ou estaquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário