quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Agapantus








AGAPANTUS
Agapanthus africanus, originário da África do Sul, da família Amaryllidaceae, Subfamilia Agapanthoideae.
Florífera herbácea e rizomatosa que atinge quase 1,0 metro de altura. Folhas laminares com as pontas ligeiramente afinaladas, longas e grosas que saem diretamente da base, sem tronco, muito bonitas. Inflorescência formando bola de flores azuis e brancas, lindíssimas! São formadas em hastes mais altas que as folhas, sobressaindo bastante. Muito utilizada como flor de corte para arranjos florais L. Nada contra os arranjos, mas elas ficam muito mais lindas na própria planta.
O agapantus está presente em vários lugares do mundo, é muito resistente e sem muitas necessidades, mas se estiver plantada em solo fértil, rico em composto orgânico e irrigada quando necessário ficará lindo. Pode ser plantado à meia sombra, porém à sol pleno, florescerá muito mais. Adapta-se em locais mais frios, mas prefere o calor.
Pode ser utilizada no paisagismo de diversas maneiras; em vasos, floreiras, bordaduras, mas quando formam grandes canteiros, são irresistíveis. Quando no mesmo canteiro misturamos flores azuis e brancas é difícil alguém passar por ele sem tirar uma foto J.

Multiplica-se por divisão de touceiras.

Um comentário: