segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Bromélia Imperial








BROMÉLIA-IMPERIAL
Alcantharea imperialis, originária do Brasil, da família Bromeliaceae.
O nome é uma homenagem à Dom Pedro de Alcântara (1840-1889), segundo Imperador do Brasil.
Herbácea muito resistente que tem crescimento lento, ela pode levar aproximadamente 10 anos para alcançar a fase adulta e florescer, a planta fica com aproximadamente 1,5 metros e sua inflorescência, do tipo espiga, pode atingir até 3,0 metros de altura. Magnífica! Esses motivos; beleza e longo tempo de crescimento a fazem ser bastante vulnerável a retirada ilegal das matas causando diminuição considerável de números de indivíduos em ambientes naturais, então se um dia quiser comprar, certifique-se que a bromélia foi mesmo produzida pelo produtor.
Folhas lanceoladas, duras, resistentes que saem da base em forma de roseta, possuem brácteas (folhas modificadas) vermelhas e flores delicadas amarelas com longos estames brancos.
Desenvolve-se bem a sol pleno ou meia-sombra, mas com um pouco de sol diário. Gosta de ambientes mais quentes, mas também vivem bem em locais mais frios, só não tolera geadas fortes. Acumulam água na cisterna “copinho” no centro da planta, por isso as raízes são mais para sustentação e não devem ficar muito molhadas.
Após o florescimento a planta vai ficando seca e acaba morrendo, isso é normal, não se preocupe, pois ela deixará algumas plantas filhotes. Faz parte da vida, a renovação.

Multiplica-se por sementes ou bem mais rápido, pelas plantas filhotes que são produzidas junto a planta mãe.

Um comentário: