domingo, 7 de dezembro de 2014

Moréia amarela









MoRÉia amarela
Dietes bicolor, originária da África do Sul, da família Iridaceae.
Florífera de 50 a 70 cm de altura e formam belíssimos canteiros. Folhas em forma de lanças e saem diretamente da base como um leque. Suas flores são lindas, se fosse explicar botanicamente seria massacrada, então, prefiro dizer que a flor é verdadeira poesia, amarelas com manchas e formas belíssimas e parece rendada. Em locais com muito sol, floresce em abundância e em locais um pouco mais sombreados também ficam bonitas, mas não florescem tanto.
Está naquele grupo de plantas bem bacanas. Muito resistente, é o tipo de planta que quem quer economizar pode usar, pois tem um crescimento relativamente rápido, ou seja, você pode plantar com um espaçamento um pouco maior como 40 cm por 40 cm que em pouco tempo ela fecha a área, pois formam touceiras (cresce mais para os lados que para cima) formando mudas. Eu mesma, junto com meus alunos jardineiros, já fiz recuperação de praças sem comprar uma muda, só dividindo as touceiras e replantando. O ideal é que de tempos em tempos o canteiro seja refeito e com as mudas produzidas podemos fazer outros canteiros. Sempre recomendo para quem tem áreas muito grandes.
Muito utilizada em praças e parques, o que comprova sua rusticidade. Quando bem adubada com composto orgânico e irrigada quando o solo estiver seco formam um canteiro belíssimo. É tolerante ao frio, desenvolve-se bem em quase todo o Brasil.

Multiplica-se muito facilmente por divisão de touceiras, é importante preservar o rizoma em cada nova muda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário