sábado, 20 de dezembro de 2014

Hibisco-do-mangue








Hibisco-do-mangue
Hibiscus pernambucensis, originário da região nordeste, especialmente de Pernambuco, da família Malvaceae.
Ontem quando finalmente consegui parar para fotografar essa espécie em uma calçada do bairro de Moema/SP , vi o vigia de uma escola me observando, me aproximei, elogiei a planta e perguntei “Faz tempo que ela está florida?, ele “Ela fica o tempo todo assim, a flores abrem, caem no chão fazendo tapete, mas é só dar uma chuvinha que as flores voltam todas”. Perguntei “O Sr. sabe o nome dela?” ele me respondeu “ não, mas muitos me perguntam”, eu disse “Esse é o Hibiscus pernambucencis, tem esse nome pelo seu local de origem” ele seu um sorrisão e falou “Então é meu conterrâneo?” e pelos gestos ficou muito orgulhoso. Despedi-me, fui pegar o carro e seguir para o Ibirapuera e quando olhei para a planta, o senhor estava a fotografando. J
Arbusto, que pode ser conduzido como árvore, deixando só o galho principal se desenvolver, atinge até 4 metros de altura, utilizada lindamente na cidade do Rio de Janeiro, especialmente em volta da Lagoa Rodrigo de Freitas. Folha arredondada, com coloração verde-escuro brilhante, sem muitos lobos (como os outros hibiscos), copa globosa e tronco bem cilíndrico de 20 a 30 cm de diâmetro. Flores lindas amarelas com um leve perfume que atraem muitos pássaros, especialmente os beija-flores.
Planta bastante rústica e se desenvolve melhor em área de restinga e mangue.

Multiplicação por estacas e sementes.

2 comentários:

  1. Muito linda!! e muito linda sua sensibilidade sobre o fato : )

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Assucena, sou Pedro Afonso de Carvalho Barbieri, estudante de ciências biológicas da PUC Campinas. Gostaria de usar uma imagem sua para a confecção de um guia de arborização urbana que será apresentado no shopping parque das bandeiras. O guia faz parte de um projeto de extensão do nosso curso e é um trabalho obrigatório na disciplina de Paisagismo... a imagem seria a da árvore de Hibiscus pernanbucensis na calçada. Se você permitir a utilização colocaremos o seu nome como autora da foto no guia. Aguardo seu retorno obrigado.

    ResponderExcluir