terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Cacto-amendoim






CACTO-AMENDOIM
Echinopsis chamaecereus, originário da Argentina , da família Cactaceae.
Tem esse nome porque suas hastes têm diâmetro do tamanho de um amendoim.
Cacto é uma planta que acumula água e por isso traz uma serie de facilidades no plantio e manutenção. Não tem folhas, e sim espinhos, isso para diminuir a perda de água. O cacto-amendoim parece uma miniatura de cacto, que podem crescem uns 10 cm. Em vasos suspensos podem ter uma queda de mais alguns centímetros, em canteiros eles se espalham e podem preencher áreas de mais de um metro. Suas flores são lindas, laranja bem forte, de aproximadamente 2 cm, mas tem híbridos com flores bem maiores.
Ao manusear um cacto é recomendado o uso de luvas, pois os espinhos podem machucar mãos mais finas. Usar substrato mais arenoso e só regar quando o solo estiver bem seco. Normalmente quando alguém perde um cacto, é por excesso de água. Desenvolve-se bem a sol pleno ou meia-sombra.
O cacto-amendoim é indicado para vasos, que podem ser suspensos ou em canteiros junto com outras suculentas. É importante não misturar plantas com necessidades diferentes de água. Quando colocados em locais com muito sol suas hastes podem ficar vermelhas, essas se quebram facilmente e por acidente se faz uma nova muda, pois enraízam com muita rapidez.

Multiplicam-se facilmente por estacas.

4 comentários: