sábado, 27 de dezembro de 2014

Manjericão









MANJERICÃO
Ocimum basilicum, originário da Ásia, Índia, da família Lamiaceae
Planta herbácea que atinge cerca de 1 metro de altura com folhas delicadas, ovaladas e ligeiramente lanceoladas, com coloração que vai do verde ao vinho. Suas lindas flores brancas, lilases ou avermelhadas, se formam em cachos – espigas nas pontas dos galhos, atraem muito as abelhas.
O manjericão é muito aromático, diferente de muitas plantas que produzem perfumes, ele só exala seu cheiro característico quando é tocado, isso pode ser feito inclusive pelo vento. Acho uma delícia plantá-lo no caminho e quando as pessoas passam sentem seu perfume.
Muito utilizado desde a antiguidade e cultuado pelo seu simbolismo, mas com certeza, atualmente é conhecidíssimo pelos seus poderes culinários, suas folhas são utilizadas frescas ou secas e deixam a comida com um sabor delicioso.
Existem mais de 60 variedades de manjericão cada um com intensidade diferente de aroma e variação na cor, tamanho e forma das folhas.
Desenvolve-se bem a sol pleno, em solo rico em húmus, com boa drenagem e irrigado quando o solo estiver seco. Pode ser plantado em vasos, floreiras ou em canteiros adubados. Não tolera frio, geadas ou calor excessivo.

Multiplica-se facilmente por estacas ou por sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário