domingo, 5 de outubro de 2014

Tataré








TATARÉ
Chloroleucon tortum, originário do Brasil da família Mimosaceae
O nome científico já diz tudo, do grego (chloros), que significa "verde," e (leukos), que significa "branco.", e tortum, nem preciso falar; faz referencia a seu tronco que vai soltando as cascas mais antigas ficando manchado e que com o seu crescimento vai entortando, normalmente após uns oito anos. “Nem todo pau que é torto, nasceu torto ”.
Folhas bipinadas, com três pares de pinas; a flores parecem pompons brancos composto pelos estames, muito lindas e perfumadas, ao envelhecer vão ficando amareladas até formarem os frutos (vagem helicoidal), que chamam muita atenção por serem todos retorcidos. É uma árvore espinhenta que chega a atingir 12m. de altura, mas normalmente as vejo bem mais baixas.
Foi introduzida no paisagismo por Burle Marx, mais uma das grandes criações dele. Existem exemplares lindíssimos em seus projetos, conheço alguns do Rio de Janeiro e de São Paulo. E sempre acho que valoriza muito um jardim, é uma verdadeira escultura, LINDA!. Recomendado para praças, parques e jardins, mas questiono seu uso nas calçadas tanto pela sua copa baixa quanto pelos espinhos.
Multiplica-se por sementes, mas sua taxa de germinação é baixa, por volta de 20%, por isso, sugiro que sejam colocadas várias sementes em sua sementeira.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sua postagem (mesmo com 8 anos de atraso da minha parte)!
    Eu sempre vi uma rara beleza na frutificação tortuosa do tataré (e os outros nomes que lhe dão). Fiquei muito tempo perguntando "o nome" a quem 'supostamente' entendia de plantas, mas não sabiam. Até que tirei uma foto do fruto tortuoso e verde e fui comparar em 'photos' no editor do meu celular. Só então eu soube. Obrigado

    ResponderExcluir