quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Santa-bárbara, Cinamomo






SANTA-BARBARA, CINAMOMO.
Melia azedarach, originária da Índia e China da família Meliaceae.
Árvore caducifólia amplamente cultivada no Brasil. É muito utilizada para produção de madeira, pois tem crescimento muito rápido, podendo alcançar de 6 a 8 m de altura, em 4 a 5 anos. Também utilizada em parques e praças oferecendo um charme a mais nos jardins. Normalmente cresce de 12-16 m, mas chega a atingir até 20 metros de altura e tem casca acinzentada ou avermelhada com fissuras.
Folhas bipinadas com cabo longo e por isso são caídas, as inflorescências são axilares, ou seja, não se formam nas pontas dos galhos, mas na base das folhas. As flores são lindíssimas, lilás-róseas, muito perfumadas. Frutos ovalados amarelos também muito atraentes. A combinação folha, fruto e fruto parece um arranjo floral.
O cinamomo tem distribuição mundial e é extremamente resistente. É tolerante ao calor e à seca, como também, a condições pobres de solo.
Existem algumas pesquisas que comprovam suas propriedades medicinais, mas também mostram seu poder de intoxicação, principalmente quando os suínos e bovinos comem seus frutos.
Multiplicam-se por sementes com tanta facilidade que em alguns lugares crescem espontaneamente e são chamadas de plantas invasoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário