sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Pata-de-elefante, Bocarnea, Nolina







Pata-de-elefante, Bocárnea, Nolina.
Beaucarnea recurvata Lem., originária do México, da família Asparagaceae.
Planta semi-lenhosa, que atinge até 6 metros de altura, com tronco normalmente sem ramificações e com grande dilatação na base, com aparência de pata de elefante, daí o nome popular. Folhas longas e estreitas muito ásperas formadas na ponta do tronco, tem uma caída belíssima, parece cabelo encaracolado. Flores claras e pequenas que se agrupam em um cacho triangular formando uma linda inflorescência, porém ela só começa a florescer já em fase adulta, ou seja, essas pequenas que vemos por aí em vasos, dificilmente florescem.
É uma planta muito bonita e chamativa, muitas vezes uma única planta em um gramado ou em meio à forrações já forma um belo conjunto. Também ficam lindas quando plantadas em grupos, principalmente quando elas ficam mais velhas com suas formas esculturais. Recomendada também para locais de difícil irrigação ou casas de veraneio onde as plantas ficam as vezes um mês sem receber água. Devido ao crescimento lento necessitam de pouquíssima manutenção.
Desenvolve-se bem a meia-sombra ou sol pleno, se plantada em local interno e não receber pelo menos um pouco de incidência solar, é recomendado uma boa iluminação artificial. O solo deve ser rico em húmus e areia, com boa drenagem e irrigado somente quando a terra estiver bem seca.

Multiplica-se por sementes produzidas na planta fêmea, pois trata-se de espécie dioica.
#Beaucarnea #Pata-de-elefante

26 comentários:

  1. Bom dia
    Minha pata de elefante esta em vaso e saiu um enorme cacho de flor.

    ResponderExcluir
  2. A minha planta está iniciando a florescencia.

    ResponderExcluir
  3. Minha pata de elefante está plantada no jardim. Agora na primavera, ela floriu, quais os cuidados que eu devo ter com ela? Este cacho seca e cai sozinho? Ou depois de seco eu devo retirar?

    ResponderExcluir
  4. Minha pata de elefante está florindo depois de 20 anos ela tem três galhos e um cacho de flor em cada um

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Minha planta floriu já há alguns meses. O que devo fazer com o cacho de flores? Ele cai naturalmente ou é necessario cortar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha floriu, eu cortei o talo e brotaram três cabeças, está ficando muito mais bonita.

      Excluir
  6. Geralmente demora mais de 20 anos prá começarem a florir...

    ResponderExcluir
  7. Minha.planta está florecendo o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  8. Minha pata de elefante floreceu quero saber se quando esse caicho secar a planta morre também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho essa mesma dúvida ninguém responde.

      Excluir
  9. Amo.pata de elefante tenho 2 em vazo são novinhas ainda se demorar 20 anos pra florescer não estarei mais aqui na terra.🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente a planta morre após florir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se foi a sua que morreu, isso não é a bromelia.
      Sua resposta está equivocada, elas não morrem.

      Excluir
    2. Só se foi a sua que morreu, isso não é a bromelia.
      Sua resposta está equivocada, elas não morrem.

      Excluir
  11. Quantos anos pra pata de elefante florir?
    E morre depois que da flor?

    ResponderExcluir
  12. Para que fazer um site de plantas, onde as dúvidas ficam no ar, e dificilmente alguém responde???
    Que porcaria.

    ResponderExcluir
  13. a minha planta floriu algum tempo e está secando o ramo ,o ramo cai sozinho ou devo cortar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cortei da minha e brotaram três cabeças, está muito mais bonita.

      Excluir
  14. A minha faz 6 anos q plantei já deu cacho e floresceu

    ResponderExcluir
  15. Minha pata de elefante , agora floriu com 5 anos

    ResponderExcluir
  16. Corta ou não o cacho depois que as flores secaram ? A planta fica muito feia com o cacho seco! Ou cai sozinha? Alguém responde a essas dúvidas?

    ResponderExcluir
  17. Minha floresceu mais esta dando muito bichos não sei se é abelha alguém pode me responder o que é? Se eles vão embora? Tenho criança em casa 2 aninhos

    ResponderExcluir