domingo, 20 de setembro de 2015

Catléia walqueriana









Catléia Valqueriana
Cattleya walkeriana Gardner, nativa do Brasil, da família Orchidaceae.
Considerada a mais perfeita das orquídeas, graças ao equilíbrio e simetria de suas formas. Utilizada para produção de muitos hibridos e seus exemplares mais perfeitos alcançam altos valores.
Foi descoberta por Gardner, em 1839, próximo ao rio São Francisco (MG). Gardner tinha um fiel assistente, Edward Walker e por isso essa linda espécies de chama C. walkeriana. Atualmente é cultivada pelos orquidófilos em quase todos os países, mais uma brasileira que é amada e repeitada no mundo. Orquídea de pequeno porte que pode ser encontrada vivendo em troncos de arvores ou pedras. Folhas laminares, coriáceas com pseudobulbos. Flores com perfume de canela, são consideradas grandes comparadas as demais Cattleyas, existem variedades com cores diferentes e uma perfeita simetria quanto as suas partes.
Normalmente cultivada em orquidários, mas também em ambientes internos, mas com muita iluminação, por exemplo, perto de janelas e, além disso, ela pode ser encontrada em ambientes naturais em Goiás, Mato Grosso e São Paulo, sempre próxima a rios, lagos ou pântanos.
Desenvolve-se com muita iluminação, mas sem sol forte direto sobre elas, de preferência com temperaturas entre 20 e 35ºC. Em substrato leve e solto, com bastante fibras. Se forem plantadas em vasos, os melhores sãoo de barros com furos laterais e caixa de madeira, sempre deixando as raízes ficarem umidas.

Multiplica-se pelos pseudobulbos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário