quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Miosótis, Não-me-esqueças








Miosótis, Não-se-esqueça-de-mim.
Myosotis alpestris F.W.Schmidt , originária da Europa, da família Boraginaceae.
“Não se esqueça de mim” ou ”não me esqueças” em vários países, non-ti-scordar-di-me, na Itália, forget-me-not na Inglaterra. Devido a uma antiga lenda alemã, sobre ser a última frase falada por um cavaleiro que, tentando alcançar uma flor para dar a sua amada, por conta do peso da armadura caiu num rio e afogou-se.
Florífera cultivada como anual, cresce até aproximadamente 20-30 cm de altura, com caules ramificados de cor verde claro a azulado. Folhas lanceoladas a ovaladas, pubescentes de cor verde a verde azulado. Inflorescências formadas por flores pequenas, com 5 pétalas, podem ser de cor azul, rosa ou branco com o centro amarelo ou branco, formadas nas pontas dos galhos.
Usada para canteiros em locais bem aparentes e que podem ser refeitos, também em vasos e floreiras. Fica linda em canteiros com pedras ou rochosos. Prefere clima mais frio e serras.
Desenvolve-se bem a pleno sol ou meia-sombra, mas com algumas horas de sol por dia, em solo rico em húmus e areia, com boa drenagem e irrigado somente quando a terra estiver bem seca.

Multiplica-se por semente.

3 comentários: