quinta-feira, 4 de junho de 2015

Ipê-roxo-de-bola








IPÊ-ROXO-DE-BOLA
Handroanthus impetiginosus (Mart. Ex DC) Mattos, originário do Brasil, da família Bignoniaceae (Grose & Olmstead, 2007).
Às vezes dá “preguiça” falar sobre o nome científico, mas temos que fazê-lo, pois é o único jeito de termos certeza de qual espécie estamos falando. Fico pensando que se para mim, que estudei durante 4 anos a disciplina de botânica é difícil, imagino para quem não é da área. Recentemente houve a reclassificação dessa espécie que não só mudou o gênero Tabebuia para Handroanthus como agruparam duas espécies Tabebuia avellanedae e Tabebuia impetiginosa, que em minha opinião são diferentes. Espero que vocês apreciem a beleza dessa árvore, que abre a temporada dos ipês, que chegam com o friozinho.
Árvore de grande porte, que chega a atingir 30 metros e altura. Folhas compostas, pinadas, com 5 folíolos. Flores róseas bem forte, que até chamamos de roxas, em forma de trombeta e com o centro amarelo, que se formam em um cacho cilíndrico, uma bola rósea linda que contrasta com o céu azul lindo do outono.
Utilizada na arborização urbana, tanto em calçadas como em praças e parques ou mesmo em jardins grandes, vale lembrar que ela ocupa uma área de copa aproximada de 300 m2. Também ideal para recuperação de áreas degradadas.
Para plantio, recomendo que seja aberto no solo o espaço suficiente para receber a muda, ou seja, no mínimo o tamanho do torrão mais 20 cm de cada lado, isso significa que tem que ser a partir de 60cm de largura, por 60 cm de profundidade e 60 cm de comprimento (60x60x60), onde deve ser colocado terra rica em húmus e irrigada sempre que a terra estiver seca até que a planta seja capaz de manter sozinha.

Multiplica-se por sementes, que devem ser colocadas para germinar logo que colhidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário