terça-feira, 23 de junho de 2015

Estomalina









Estomalina, BOLDO AFRICANO
Gymnanthemum amygdalinum (Delile) Sch.Bip. ex Walp, originária da África Tropical, da família Compositae.
Arbusto que atinge de 2 a 4 metros de altura. Folhas ovalo-lanceoladas com nervuras bem marcadas. Inflorescências formadas por pequenas flores brancas que atraem uma grande diversidade de polinizadores, ficar olhando a planta e ver as abelhas e borboletas fazerem suas visitas é uma delícia.
Normalmente usada como exemplar único. Essa planta foi trazida pelo povo escravizado, que a considera sagrada, na época colonial e é utilizada como medicinal.
Desenvolve-se bem a sol pleno e meia-sombra, em solo rico em húmus, com boa drenagem e irrigada quando a terra estiver seca.

Multiplica-se por estacas.

20 comentários:

  1. gostei de saber sobre boldo africano!!

    ResponderExcluir
  2. eu tenho desta planta, é ótimp para o estomago, e até para tirar aquele enjoo quando a pessoa pega dengue

    ResponderExcluir
  3. é ótima também para quem cria abelhas!

    ResponderExcluir
  4. Estomalina e mais eficaz doque o boldo
    e outros .
    E otimo para estomago mal estar etc..

    ResponderExcluir
  5. Como eu faço para conseguir uma muda deste tipo de Estomalina boldo Africano, Agradeço VALEUUU

    ResponderExcluir
  6. Alguém por gentileza pode vender a planta africana que faz bem ao estômago?

    ResponderExcluir
  7. eu estava me sentindo muito mal do estomago ,mal estar terrível ,mastiguei bem uma folhinha da planta, Estomalina ,após 20 minutos já estava ótimo !

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho estomalina no quintal e pensei que era pau tenente. Ela nasce de qualquer galho que vc enfia no chão. Ela pega muito facil e suas sementes se espalham no quintal nascendo muito facil.

    ResponderExcluir
  9. Aqui em casa tenho dela,nos anos 80 tinha comercial dela, era conhecida até nas novelas,hoje ninguém mais fala dela.

    ResponderExcluir
  10. Tenho no meu quintal esse boldo, é realmente muito bom pra problema estomacal

    ResponderExcluir
  11. Ela é excelente para enxaqueca não da nem dois minutos depois de bater a folha e coar o caldo. Passa muito rapido

    ResponderExcluir
  12. Excelente para o estômago,e tbm em casa qndo alguém ta com sintoma de virose,recorremos a essa mavarilhosa planta

    ResponderExcluir
  13. Eu trouxe estomaline lá minas e plantei minha congada falou quê é ótimo pro estomago

    ResponderExcluir
  14. Exelente para limpeza do fígado pós consumo execisvo de bebidas alcoólicas!! Kkk

    ResponderExcluir
  15. Eu bebo álcool, tenho uma árvore onde faço poda constante. E faço uso das folhas. Amasso as folhas. Hipertenso tem que ter cuidado, pq aumenta a pressão, fora isso é é ótimo até pra tosse alérgica.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho no meu quintal só não sabia o nome dela
    Conversando com um amigo ele me falou o nome dela nossa que legal se precisar de remédio tenho no meu quintal

    ResponderExcluir
  17. Estomalina não é boldo africano. Boldo Africano é a planta Plectranthus barbatus. Estomalina é outra planta chamada cientificamente de Gymnanthemum amygdalinum ou Boldo Alumã. A estomalina tem folha lisa, não aveludada que nem o boldo africano.

    ResponderExcluir