terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Tumbérgia-azul











Tumbérgia-azul
Thunbergia grandiflora, originária da Índia, da família Acanthaceae.
Trepadeira volúvel, ou seja, que se enrola. Normalmente atinge até 6 metros de comprimento, mas confesso que já vi com mais de 9 metros se enrolando em cabos de aço cobrindo a fachada de um prédio (foto). Suas folhas são grossas, em forma de lança, denteadas e com nervuras longitudinais.   Flores grandes azuis com o centro branco, normalmente se agrupam em lindos cachos que atraem muito vários pássaros e abelhas mamangavas, especialmente sanhaços e beija-flores.
Umas das trepadeiras mais rústicas e com crescimento mais rápido que conheço. Ideal para pergolados, treliças, cercas etc. o importante é que tenha um suporte que ela possa se enrolar e crescer. Ideal para quem gosta de beija-flores, eles são tão presentes que acho que sempre contam boas notícias as flores.
Desenvolve-se bem a pleno sol em solo fértil, rico em húmus, com regas sempre que o solo estiver seco, aliás, esse é um dos únicos cuidados que ela pede. Caso você queira uma floração mais intensa é só adicionar farinha de ossos ao solo. Suporta o frio subtropical.

Multiplica-se por estaquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário