sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ruélia








RUÉLIA
Ruellia coerulea, nativa do Brasil e Paraguai, da família Acanthaceae.
Certo dia uma aluna me trouxe um  pedaço pequeno de galho e perguntou “que planta é essa” e eu realmente não sabia, mas peguei o material, levei para casa coloquei por dois dias na água e depois plantei num cantinho do jardim. Em pouco tempo ela cresceu, preparei mais mudas e hoje ocupa uma boa parte do meu jardim e fico toda orgulhosa quando alguém entra em casa e me pergunta o seu nome, conto toda história e digo, essa é a minha Ruélia.
Herbácea, que atinge até 2 metros de altura (pelo menos na minha casa) com folhas verde escura, alongadas, lanceoladas e opostas.  Flores em forma de funil azuis, simplesmente lindas. Os beija-flores adoram.
Fica muito bonita em maciços e cercas-vivas. Muito utilizadas também em beira de lagos. Já vi em áreas públicas, praças e calçadas nas cidades de Vitória –ES e Belém –PA.
Desenvolve-se bem a pleno sol e sombra leve, com solo rico em húmus e um pouco mais úmido que o normal. Se podar a cada dois anos, intensifica a florada, mas eu não podo e elas florescem bem.

Multiplica-se por estacas, eu particularmente já distribui estacas para muito amigos/alunos e sempre deu certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário