domingo, 15 de fevereiro de 2015

Ceboleira









Ceboleira
 Phytolacca dioica, originária dos pampas da América do Sul, da família Phytolaccaceae.
Dióica é a espécie em que os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes. Essa planta virou vedete quando abria a novela “Em família”
Planta herbácea, isso mesmo, herbácea, sem lenho “madeira”. Também acho incrível uma planta que atinge até 25 metros de altura e ter morfologia arbórea, ser uma planta herbácea. Seu tronco é intumescido na base, sendo muito apreciado e requisitado para fotografias e possui lenticelas, pequenas aberturas para troca gasosa. Folhas simples, ovaladas e lisas. Flores brancas agrupadas num eixo único comprido e escandentes que depois forma cachos de frutas lindas.
Ideal para praças, parques, e ambiente rural. No Ibirapuera temos um lindo exemplar na área do Viveiro Manequinho Lopes. Proporciona uma sombra deliciosa.
Desenvolve-se bem a sol pleno e solo úmido. Cresce muito rapidamente, mas, lembrando que é uma planta herbácea, o seu caule é esponjoso, podendo facilmente ser cortado com uma faca, apesar de chegar a atingir quase 2 metros de diâmetro. A característica de engrossar o tronco junto ao colo faz desta planta uma ótima opção para bonsai.

Multiplica-se por sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário