segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Pau-ferro









Pau-ferro
Libidibia ferrea var leiostachya, nativa do Brasil, da família Fabaceae.
Seu nome popular faz referencia a dureza de sua madeira, uma das maiores densidades que encontramos em árvores na América Latina. Para quem está estranhando o nome, eu me solidarizo, prefiro Caesalpinia, mas os botânicos mudaram.
 Árvore que atinge 12 a 28 metros de altura, com tronco, com diâmetro de 50 a 80 cm, manchado e marcado “marmorizados” pelas cascas velhas que vão se desprendendo, não só isso, mas o desenho que os galhos formam são simplesmente maravilhosos, em minha opinião, uma verdadeira obra-de-arte, não canso de olhar. Folhas bipinadas, com folíolos pequenos na coloração verde escuro. Flores amarelas, bem “recatadas”, penso que poucas pessoas já observaram essas pequenas e charmosas flores, mas eu realmente acho que fica linda no conjunto com a árvore, sem fazer muito escandalo. Os frutos são vagens duras.
Muito utilizada em projetos de paisagismo para grandes jardins, praças e parques. O uso em calçadas tem que ser muito planejado, de preferencia onde não tenha muita circulação de pessoas, pois seus grandes galhos podem quebrar em tempestades e onde não exista fiação elétrica ou com pessoal qualificado para fazer as podas de liberação dos fios. Muito boa recuperação de áreas degradadas.
Como é uma planta originaria da Mata Atlântica, prefere solo rico em composto orgânico com irrigação regular no primeiro ano após o plantio no local definitivo e sempre a sol pleno.
Multiplica-se por sementes que devem ser escarificadas para quebrar a dormência.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário