quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Justícia-vermelha








Justicia-vermelha
Megaskepasma erythrochlamys, originária da Venezuela, da família Acanthaceae.
No caminho para Inhotim, somos recebidos pela justícia-vermelha, podemos vê-las na estrada e nas casinhas de Brumadinho, parece que é um aviso vermelho: atenção, preparem-se para ver um dos locais mais incríveis do mundo.
Arbusto que atinge até 5 metros de altura, formando um maciço bem compacto, normalmente com 3 metros. Folhas grandes, elípticas e com nervuras bem marcadas. Pequenas e charmosas flores brancas peludinhas que são protegidas por lindas brácteas (folhas modificadas) vermelhas. Muito atrativa para beija-flores.
Utilizada como exemplar único, em grupos formando belas manchas ou como cerca-viva. Na terra em jardineiras ou vasos grandes oferecem muita beleza ao jardim.
Desenvolve-se bem a sol pleno ou meia sombra, em solo rico em húmus e com boa drenagem. Quando encontramos a justícia-vermelha à meia sombra percebemos que suas folhas ficam mais bonitas, mas não floresce tanto. Gosta de calor.

Multiplica-se por sementes ou mais facilmente por estacas.

6 comentários:

  1. Linda planta, com floração muito exuberante. Amo!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei encantada quando vi pela primeira vez, plantei no meu jardim, e estou ansiosa pra ve-la florecer.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um pé to ansiosa que floresa quanto tempo demora para floreser

    ResponderExcluir
  4. A minha está toda florida!maravilhosa!

    ResponderExcluir
  5. Também fiquei encantada quando vi na chácara do meu tio, mesmo na sombra ela estava linda. Peguei um galho e plantei, na minha casa hoje está toda florida mais tem alguma coisa picando ela toda.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho dois pés de Justicia vermelha na minha chácara. São lindas! As flores demoram muito para cair.... Exuberantes!

    ResponderExcluir