domingo, 28 de setembro de 2014

Manacá-de-jardim ou manacá-de-cheiro





MANACÁ-DE-CHEIRO, MANACÁ-DE-JARDIM, BRUNFELSIA

Brunfelsia uniflora, da família Solanaceae, nativa do Brasil.

É um arbusto, planta que se ramifica, produz vários troncos da base, e normalmente ficam menores que as árvores, nesse caso atingindo até três metros de altura. Alguns preferem conduzi-la como arvoreta, deixando um tronco único se desenvolver, eu sempre prefiro deixar a planta crescer livremente. Ideal para lugares com pouca área. Não confundir com o manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis), que é uma árvore, bem maior, com flores que ao envelhecer passam por três cores.
Seu perfume é delicioso, nem forte, nem fraco, na medida certa, pelo menos para mim.
As flores nascem azuis e quando envelhecem tornam-se branca o que deixa essa planta incrivelmente linda com flores azuis e brancas, formadas nas pontas dos ramos, na mesma planta. Além disso, são muito duradouras o exemplar que foi fotografado, começou a florescer ainda no inverno e provavelmente ficará florido até o verão.
Como é um arbusto perene, ou seja, não perde as folhas de uma só vez como as caducifólias e sim gradualmente, mesmo que sem flores ele fechará a área e ficará bonito.
Pode ser cultivada um grupos ou isolada, sempre a sol pleno. Adubada com composto orgânico e irrigada nas épocas de seca fiará mais bonita.
Multiplica-se por sementes, estacas ou mudas retiradas da base.

9 comentários:

  1. Manacazeiro florido planta romântica saudosista hoje quase extinta juntamente com os tambem quase extintos jardins ( front yard) das tambem quase extintas casas com jardins.

    ResponderExcluir
  2. Tenha você uma casa com jardim, faça você um jardim, plante você um manacazeiro, e vai dar tudo certo! 😄

    ResponderExcluir
  3. Plantei um ontem no meu jardim. Uma muda de cinquenta centímetros ;estou feliz d+ e ansiosa. Levanto de madrugada e dou uma namorada nele kkkk!

    ResponderExcluir
  4. Plantei um ontem no meu jardim. Uma muda de cinquenta centímetros ;estou feliz d+ e ansiosa. Levanto de madrugada e dou uma namorada nele kkkk!

    ResponderExcluir
  5. O meu é pequeno e esta florido.Lindo!

    ResponderExcluir
  6. No meu quintal, na infância até a adolescência havia um manacazeiro de jardim. Era o meu xodó. Infelizmente foi cortado vom mais de 50 anos. Florecia praticamente o ano todo. Agora plantei um na minha calçada com 70 cm de altura. Já produz algumas flores e já tem um metro. As flores são lindas e de perfume muito agradável. É um arbusto decorativo e nunca perdem as folhas totalmente. Não faz sujeira, não produz frutos, portanto não atrai morcegos. Eu indico.

    ResponderExcluir
  7. Amomanaca da Serra maiormente pelo delicioso perfume

    ResponderExcluir