domingo, 28 de setembro de 2014

Glicínia






Glicínia
Wisteria floribunda, originária do Japão é da família Leguminosae - Faboideae
Trepadeira volúvel (que cresce se enrolando) é o tipo de planta que tira o fôlego de quem a vê, um verdadeiro espetáculo. Algumas parecem árvores de tão grandes que são, só que precisam de suportes, caso contrário se esparramam pelo chão. Existe um exemplar de quase 400 m² em Sierra Madre, na Califórnia e um em  Ashikaga Flower Park, no Japão com quase 200 m², que segundo eles foi plantada por volta de 1870. Não muito menor é o exemplar na Áustria, no Castelo de Sissi, que mostro na foto que tirei em maio de 2011, outra registrei em maio de 2008 em Giverny, local bem conhecido nas pinturas do Monet. O exemplar menor fotografei hoje aqui em São Paulo.
Suas inflorescências com muitas flores azuis ficam penduradas com cachos encantadores, então se for plantar em um pergolado, ele deve ser um pouco mais alto para que não encoste na cabeça de quem está embaixo. Posso garantir que é uma delícia passear sob as glicínias. Também indicada para cercas e caramanchões, mas se a ideia for plantar em um muro, como acontece em muitos castelos na França, devem ser colocados fios perto do muro, que irão tutorar o crescimento dela, lembre-se que ela é volúvel.
No hemisfério norte floresce na primavera, mas aqui floresce em períodos mais frios, como estamos na primavera, mas ainda está friozinho, elas ainda estão floridas. Mais indicada para o sudeste e sul no Brasil, onde o clima é mais ameno.
Existem ainda variedades com flores róseas e brancas.

Multiplica-se por estacas, alporques e sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário