quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Coroa-de-cristo-pequena, coroa-de-espinho








COROA-DE-ESPINHO, COROA-DE-CRISTO-PEQUENA
Euphorbia milii var. hislopii (N.E.Br.) Ursch & Leandri, originária da África (Madagascar), da familia Euphorbiaceae.
Muito semelhante a forma típica, mas suas folhas, altura e diâmetro dos galhos são menores.
Arbusto que cresce de 0,6 a 1 metro de altura com ramos suculentos com muitos espinhos. Folhas elíptico-lanceoladas e grossas, de 5 a 7 cm de comprimento. Inflorescências com duas brácteas que podem ser vermelhas ou amarelas, vistosas que protegem as pequenas flores femininas no centro, que é circundada pelas flores masculinas reduzidas a simples estames.
Muito utilizada para formação de cercas-vivas, mas quando cortada segrega um látex leitoso tóxico irritante, então, é preciso sempre deixar um espaço para manutenção, maciços muito grandes sempre causam problemas nesse sentido. Lembrar-se de usar proteção para a pele e os olhos.
Desenvolve-se bem a pleno sol, pouco exigente quanto a solo, mas com boa drenagem e irrigada somente quando a terra estiver bem seca.

Multiplica-se facilmente por estacas, que normalmente são adquiridas no momento da poda da planta, mas é importante deixar o pedaço de galho, de aproximadamente 20-30 cm descansar na sombra por dois ou três dias para o látex escorrer, agora é só plantar, 1/3 do tamanho da estaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário