sábado, 18 de junho de 2016

Boldo









BOLDO
Plectranthus barbatus Andrews, originário da África Tropical, Ásia e Austrália, da família Labiatae (Lamiaceae).
Subarbusto de até 2 metros de altura com galhos peludos. Folhas simples, opostas, com as bordas denteadas, bastante pilosas e muito amargas. Flores azuis, dispostas em cachos, como de uva (racemosa), formando lindas inflorescências.
É utilizada principalmente em jardins de plantas medicinais, pois tem princípios ativos bastante conhecidos, valorizados e utilizados no Brasil. Como é uma planta relativamente alta, o ideal é deixa-la na parte de trás do canteiro, para não encobrir as outras plantas.  
Desenvolve-se bem a sol pleno, em solo rico em húmus, com boa drenagem e irrigado quando a terra estiver seca.
Multiplica-se por estacas.

15 comentários:

  1. Adorei suas imagens, Estou usando de referencias para um estudo em pintura digital de ervas medicinais.
    https://www.artstation.com/artwork/RJ8NW

    ResponderExcluir
  2. Em que epoca da floração e quanto tempo? Quero usas para combinar alturas no jardim alem das propriedades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos na época, isto é Março, mas no começo do mês. Hoje 20 abril tem pouco.

      Excluir
  3. Eu tirei uma foto da minha flôr de boldo para o dia do meu aniversário agora vejo a data dessa publicação e vejo que foi tirada no dia do meu aniversário. Cincronicidade.

    ResponderExcluir
  4. Muito perfumada a flor de boldo.Sempre q as colho coloco no vasinho com agua para perfumar a casa 🙏😘

    ResponderExcluir
  5. Muito perfumada a flor de boldo.Sempre q as colho coloco no vasinho com agua para perfumar a casa 🙏😘

    ResponderExcluir
  6. Tenho um pé de boldo que estava num vazinho minúsculo,a anos,parecia um bonsai,semanas atrás passei ele para um vaso maior,e ele desenvolveu numa rapidez surpreendente,esses dias me presenteou com uma flor, ainda não abriu,está desenvolvendo,e eu namoro ela tds os dias.

    ResponderExcluir
  7. Tem alguma ultilidade a Flôr roxa do boldo?

    ResponderExcluir
  8. A flor do boldo é comestível, tem algum benefício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostaria de saber se tem algum benefício. Comestível eu acredito q seja, pelo menos sempre como e tem um sabor adocicado e delicado. Mas será que tem benefícios terapêuticos?

      Excluir
    2. Desejo ter informações sobre as flores TBM

      Excluir
  9. Estou aqui 0esquisando sobre a flor do boldo...fiquei impressionada com o cheiro da flor!

    ResponderExcluir
  10. Plantei uma mudinha hoje, estou ansiosa para logo vê as flores

    ResponderExcluir
  11. Acho lindo que todos os anos as flores do boldo atraem lindas abelhas metálicas verdes e azuis para meu quintal.

    ResponderExcluir
  12. Oi pessoal sera que a flor do boldo e boa para consumo ? eu provei uma a natura um sabor espetacular doçura do ataque acidez vem secundario e por fim um amargor suave e um sabor muito contemplativo vale a pena a natura , vcs sabem seus valores medicinais ? se souber me fala por favor ,

    ResponderExcluir