domingo, 3 de maio de 2015

Ruélia-vermelha, pingo-de-sangue








RUELIA VERMELHA, PINGO-DE-SANGUE.
Ruellia brevifolia, originária do Brasil, Bolívia, Peru, México e Argentina, da família Acanthaceae.
Ruellia em homenagem ao botânico francês Jean Ruelle e brevifolia do latim “que têm folhas pequenas”.
Florífera herbácea perene, que atinge pouco mais de 50 centímetros de altura. Folhas lanceoladas, verde-escuras, com nervuras bem marcadas. Flores pequenas, tubulares, vermelho sangue, mas pode ocorrer naturalmente variedade de flores amarelas, róseas e brancas. Em contraste com o verde das folhas, parece que ilumina o jardim ou encostas de morros. Floresce praticamente o ano todo e atraem beija-flores e borboletas.
Desenvolve-se bem a sol pleno e meia-sombra, em solo rico em húmus mantido úmido, sem encharcar.

Multiplica-se por estacas de galhos e sementes.

7 comentários:

  1. " TENHO ESSE TIPO NO APARTAMENTO AONDE MORO, QUANDO FLORESCE SUAS FLORES DURAM POUCO TEMPO, O TOM DELAS É MUITO LINDO, UM VERMELHO BEM FORTE, CAEM LOGO E PELO QUE JÁ PERCEBI É UMA PLANTA MUITO SENSÍVEL."

    ResponderExcluir
  2. ruelia vermelha
    é boa para tratar anemia

    ResponderExcluir
  3. ruelia vermelha
    é boa para tratar anemia

    ResponderExcluir
  4. Amo esta flor! Ganhei uma muda em 2011, e ela produz muitas sementes. Ela se espalhou espontaneamente pelo meu quintal. Floresce o ano todo

    ResponderExcluir
  5. Tenho dela no sitio na serra do japi em Jundiaí SP. Achei uma muda na rua na cidade e ela se espalhou por todo sitio é muito linda !

    ResponderExcluir
  6. É maravilhosa, ganhei uma muda da flor "Camarão" vermelho, e veio junto um brotinho da "Pingo de Sangue". Quase arranquei, achando que seria uma praga, e a surpresa veio com a primeira flor, uma só, agora já estou elegendo ela como a rainha do meu jardim . São muitas flores, todos os dias. Estou ansioso pela propagação.

    ResponderExcluir
  7. Olá, agradeço sua postagem. Fiquei procurando o nome dessa planta e encontrei seu blog. Que beleza. Um grande abraço.

    ResponderExcluir