quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Hortênsia








Hortênsia
Hydrangea macrophylla, originária da China e Japão, da família Hydrangeaceae.
Arbusto que atinge até 3 metros de altura com folhas grandes, daí seu nome macrophylla, verdes brilhantes e denteadas e flores que se agrupam formando quase uma bola, uma das inflorescências mais lindas encontradas nos jardins. Sua coloração varia entre o branco, róseo e azul, sendo este ultimo mais comum no Brasil devido ao nosso solo ser predominantemente ácido. Isso mesmo, a coloração depende dos elementos presentes no solo, basicamente podemos dizer que se o solo é alcalino as flores são róseas e em solos ácidos azuis.
A hortênsia é uma das flores mais cultivadas no mundo, em climas subtropicais e temperados, e é flor símbolo do município de Gramado, no Rio Grande do Sul. Em muitas cidades nas serras entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas é ela que dá boas-vindas aos visitantes.
É muito utilizada para plantio como bordaduras de canteiros, beirando cercas, formando cercas-viva ou como exemplar único em vasos. Desenvolvem-se bem a pleno sol em solos ricos em húmus, regados quando o solo estiver seco. Muitas pessoas fazem poda anualmente, no final do inverno para um maior florescimento na primavera e verão, mas se você é como eu, que não aprecia podas, ela fica bem bonita também. Gosta de frio.

Multiplica-se facilmente por estacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário