domingo, 4 de janeiro de 2015

Chuva-de-ouro, oncídio








CHUVA-DE-OURO, ONCÍDIO.
Oncidium sp, originário das Américas, incluindo o Brasil, da família Orchidaceae. Esse gênero tem aproximadamente 330 espécies, 38 são encontradas na Mata Atlântica.
Essa orquídea foi nomeada em 1800 por Olof Swartz, em razão do pequeno calo situado na base do labelo que tem aparência de um pequeno tumor, intumescência e que em grego é Onkos.
Orquídea, a maioria é epífita, ou seja, que cresce sobre plantas, mas existem as que vivem na terra também. Possuem pseudobulbos ovalados e achatados e contém duas ou quatro folhas laminares. Flores geralmente amarelas, mas existem as marrons, verdes, alaranjadas e tigradas, com pétalas e sépalas pequenas em relação ao labelo. É um beleza, sempre que olho parece que uma fada esta de braços abertos pronta para um abraço.
Os Oncidiuns são encontrados desde ao nível do mar nos trópicos até a altitudes elevadas dos Andes, assim é difícil definir uma forma de cultivo generalizada, mas a maioria no Brasil, desenvolve-se bem à meia-sombra, em substrato com bastante húmus,  fibras de coco, casca de pinus etc. e pode ser amarrado às arvores com meia-calça de nylon. Deve ser molhada sempre que o substrato estiver seco.

Multiplica-se por divisão da planta, cada muda ficando com três pseudobulbos pelo menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário