domingo, 8 de maio de 2016

Paineira-branca














PAINEIRA-BRANCA 
Ceiba speciosa (A.St.-Hil.) Ravenna, originária do Brasil, da família Malvaceae. No site que eu consulto, http://reflora.jbrj.gov.br/ essa paineira é descrita como brasileira, já na wikipedia, eles dizem que é brasileira e argentina. Especialmente esse exemplar fotografado foi registrado em Mendoza (Argentina)
Árvore que atinge até 30 metros de altura, com um tronco coberto de acúleos (falsos espinhos), principalmente quando a planta está é mais nova; mais gordo perto da base, por isso, em alguns lugares ela é chamada de barriguda. Folhas palmadas e caducas (que caem). Flores especiais “speciosa” lindas de ver, grandes com cinco pétalas amarelas que se tornam branca como centro mais escuro. O fruto parece um abacate, só que dentro tem a paina (que envolve as sementes), que pode ser usada para fazer travesseiros e edredons.
Ficam lindas em grandes jardins, clubes, praças e parques, em calçadas não é muito recomendada devido ao grande diâmetro do tronco e sua madeira mole, além das flores grandes que quando caem podem tornar-se escorregadias. Devido ao seu crescimento rápido, são muito indicadas para recuperação de áreas degradadas.
Multiplica-se por sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário