terça-feira, 22 de março de 2016

ESTRELA-DO-NORTE, ESTRELA-DO-CERRADO









Estrela-do-norte, estrela-do-cerrado, açucena (em Belém).
Rosenbergiodendron formosum (Jacq.) Fagerl., nativa dos cerrados do Brasil, da família Rubiaceae.
Arbusto espinhento de 2 a 4 metros de altura, com folhas elíptico-lanceoladas. Flores belíssimas em forma de estrela branca, solitárias, axilares (formadas nas axilas das folhas), com tubo comprido de até 13 cm e corola expandida. Muito perfumadas, atraem pássaros, borboletas e humanos. Frutos parecem aboboras em miniaturas, amarelas manchadas e com as casca dura, possuem uma popa adocicada, muito saborosa.
Nos jardins pode ser plantada com arbusto isolado, ocupando uma área de até 3 metros, mas pode também ser usada como cerca-viva, durante o verão - quando floresce é um ponto forte na área, pois suas lindas e perfumadas flores não passam despercebidas.
Desenvolvem-se bem em solos férteis, apreciam pH ácido. Tanto a sol pleno como a meia sombra forma uma linda moita de flores. Irrigar quando o solo estiver seco. Não tolera temperaturas frias.

Multiplica-se por estacas, alporquia e sementes, mas essas demoram por volta de um ano para amadurecer e temos que competir com os pássaros que as adoram.

8 comentários:

  1. Boa tarde me chamo Mateus Moro em Manaus, sei que já faz muitos anos que foi postado esse texto mas tem esperança de que o dono do blog ainda leia.
    Minha avó amava essas flores e infelizmente ela faleceu, estou em busca de uma muda dessa planta pois me faz lembrar muito ela.os seus contatos poderia me informar se tem como enviar pelo correio as sementes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Boa tarde... aqui onde moro tem muito dessa planta.

      Excluir
    2. Oi amigo eu tenho uma planta dessa no meu quintal ,e não sabia oq era e vim pesquisa no site e vi seu interesse ,se vc quiser vim buscar uma estaquia eu vi que pega apatir de galhos me manda um WhatsApp 92 99274-1131 moro no Japiim

      Excluir
  2. Também gostaria de comprar as mudas ou sementes.

    ResponderExcluir
  3. Tem no mercado livre e seus frutos são comestíveis. Não lembro o nome mas em inglês também acaba com o famoso "berry". Em Belém chamamos de açucena.

    ResponderExcluir
  4. Encontrei:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-827739243-randia-blackberry-jam-estrela-fruta-20-sementes-para-mudas-_JM#position=1&type=item&tracking_id=17c3456f-6b22-476f-9c87-a8a597237e66

    ResponderExcluir
  5. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1209574840-20-sementes-de-randia-blackberry-jam-fruta-frete-gratis-_JM

    ResponderExcluir
  6. Estou querendo saber como faço mudas com a semente???

    ResponderExcluir