quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Vitória-régia








vitória-régia
Victoria amazônica (Poepp.) J.C. Sowerby, nativa da região amazônica, da família Nymphaeceae.
Seu nome é em homenagem a rainha Vitória da Inglaterra, após um pesquisador inglês levar as sementes para serem plantadas nos jardins do palácio real em Londres.
É uma das maiores plantas aquáticas do mundo, herbácea e rizomatosa. Folhas circulares com até 2,5 metros de diâmetro e bordas de até 10 cm de altura; sua face inferior é espinhenta e avermelhada, possui uma notável rede de grossas nervuras e compartimentos de ar, o que possibilita grande capacidade de flutuação, já a parte superior é verde e apresenta uma intrincada rede de canais para o escoamento da água, cada planta pode ter até 24 folhas. Flores brancas, que se tornam rosadas, vão se formando sucessivamente em épocas quentes e duram de dois a três dias, muito lindas e perfumadas e costumam abrir no final da tarde ou em dias mais nublados.
Utilizada em lagos que devem ter de um a quatro metros de profundidade e seu pecíolo (cabo) terá essa mesma medida, em águas mais rasas seu tempo de vida é bem menor que os dois anos, que normalmente vive.
Desenvolve-se bem a sol pleno e com calor, pois é pouco tolerante ao frio.

Multiplica-se por sementes que se formam no centro das flores, que se depositam no fundo das águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário