sábado, 22 de agosto de 2015

Amora








Amora, Amoreira-preta.
Morus nigra L., originária da Ásia, da família Moraceae.
Árvore de médio porte, que atinge de 7 a 12 metros de altura. Folhas simples, ovaladas ou em forma de coração, normalmente com as margens lobadas quando jovens e serrilhadas quando adultas. Inflorescências tipo espiga, unissexuais, as masculinas um pouco mais curtas e ambas formadas por flores muito brancas pequenas. Frutos muito pequenos, agrupados em infrutescências, negras quando maduras.
Presente em muitos jardins, pois sua reprodução por sementes é muito fácil e muitas vezes são semeadas por passarinhos. Devido a produção e frutos extremamente saborosos  é muito apreciado por todos, mas aconselho a não plantar perto da entrada e caminhos da casa, pois seus frutos caem com muita facilidade manchando as roupas e piso. Também muito utilizada pelos criadores de bicho-da-seda, que adoram suas folhas, assim como da amoreira-branca - Morus alba.
Desenvolve-se bem a pleno sol ou meia-sombra, mas com pelo menos algumas horas de sol por dia em solo rico em húmus, com boa drenagem e irrigado quando a terra estiver seca.

Multiplica-se facilmente por sementes e estacas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário