segunda-feira, 9 de março de 2015

Jasmim-estrela








Jasmim-estrela
Jasminum nitidum, originário do Arquipélago Bismarck, Nova Guiné, família Oleaceae.
Adoro chegar em casa e ser recebida pelo cheiro do meu jasmim-estrela.
Alguns chamam de arbusto, mas como ela se enrola e cresce na minha cerca eu a vejo como trepadeira de textura semi-lenhosa de chega a alcançar aproximadamente 5 metros de extensão. Folhas elípticas, opostas e brilhantes. Flores brancas em forma de estrela com um perfume muito gostoso.
Ele pode ser podado e virar um arbusto sendo utilizados como exemplar único ou em maciços. Eu o tenho sem poda e ele vai longe. Particularmente não gosto de plantas que exalam perfume muito próximo a casa, principalmente à janela do quarto, gosto de plantar no portão ou no caminho, dando boas-vindas aos amigos.
Desenvolve-se bem a sol pleno em terra rica em húmus, boa drenagem e irrigado quando o solo estiver seco, tanto na terra como em vasos e floreiras. Não suporta geada ou frio intenso.

Multiplica-se por estaquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário