terça-feira, 3 de março de 2015

Alamanda










Alamanda, Alamanda-amarela.
Allamanda cathartica, originária do Brasil, da família Apocynaceae
Trepadeira que atinge mais de 2 metros de extensão, normalmente com uma queda bem volumosa. Folhas grossas e brilhantes. Flores em forma de funil, amarelas e lindas. Fruto é uma capsula “espinhenta”.
Uma das trepadeiras mais utilizadas no paisagismo do Brasil, dificilmente ela não fica bem em um jardim, porém, percebo que em determinados lugares, como algumas regiões de São Paulo, durante o inverno elas ficam sem flores e com pouquíssimas folhas, o que limita um pouco seu uso como planta única em locais muito aparentes, como frente de residências. Como planta lactescente, pode causar irritação quando em contato com o leite produzido por ela. Mesmo com essas limitações, eu adoro inserir alamandas pelos jardins. Também tem propriedades medicinais. Indicada para locais altos, onde possam mostrar sua queda ou em pérgolas ou cercas, mas sempre tutoradas.
Desenvolve-se bem a pleno sol, em solo rico em composto orgânico e com regas quando a terra estiver muito seca. Fica melhor em locais mais quentes, onde além de não perder as folhas, florescem a maior parte do ano.

Multiplica-se por sementes e por estaquia.

Um comentário: