domingo, 5 de outubro de 2014

Jacarandá-mimoso






JACARANDÁ MIMOSO

Jacaranda mimosifolia, originário da Argentina, Bolívia e Paraguai, da família Bignoniaceae
Anunciando a primavera a cidade recebe pinceladas azuis. Impossível passar por elas sem respirar fundo e contemplar essa arvore. Atinge de 7 – 15 m, tronco cilíndrico, levemente tortuoso, com casca fina de cor cinza-claro, copa arredondada coberta de flores, muitas vezes formando um belo conjunto com algumas folhas novas e os frutos .
Muitas pessoas a confundem com o ipê-roxo pela coloração azul arroxeada das flores, mas existem várias diferenças; as folhas são compostas, bipinadas, opostas, tardiamente caducifólias, perdendo as folhas no final do inverno, o fruto parece uma castanhola, é uma cápsula lenhosa, sendo utilizado como adorno nas bijuterias. Os frutos contêm grande quantidade de sementes aladas.
Já vi os jacarandás mimosos em várias cidades no Brasil tanto nas calçadas como em parques e praças, também são muito usadas na Argentina, África do Sul, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Itália, Espanha México entre outros.
É uma árvore muito rústica, torna-se resistente ao frio, mas sofre muito com secas prolongadas, ventos fortes e salinidade no solo.
A madeira muito conhecida na construção civil e de móveis é retirada do jacarandá-da-Bahia ou Jacarandá-paulista e não do jacarandá-mimoso
Multiplica-se por sementes.

2 comentários:

  1. Oi Assucena
    Este trabalho é lindo, uma apreciação da vida.
    Parabéns e boa sorte.
    Mariano.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Mariano, essa árvore é a minha preferida do parque Ipirapuera.
    Verdadeiro espetáculo de aroma e cor.
    Abçs. Marilia

    ResponderExcluir