quarta-feira, 6 de maio de 2015

Estrelícia, Ave-do-paraiso










Estrelícia, ave-do-paraíso
Strelitzia reginae, originária da África do Sul, da família Strelitziaceae.
"Strelitzia reginae" do latim, estrelícia da rainha, em homenagem à rainha Carlota de Mecklemburgo-Strelitz, esposa do rei Jorge III da Inglaterra.
Herbácea rizomatosa que atinge aproximadamente 1,80 metros de altura. Folhas grandes, rijas, fortes, ovaladas e com pecíolos (cabos) compridos. Flores com aproximadamente 20 cm são de cor laranja e azul e assemelham-se à cabeça de uma ave do paraíso. A espata (parece um bico) é uma folha modificada que protege as flores de coloração laranja, com anteras e estigmas (partes masculinas e femininas) azuis, em forma de flecha. Nem preciso falar de sua beleza, é só olhar as fotos.
Ideal para jardins tropicais e de pessoas que não tem tempo para cuidar do jardim, pois realmente necessitam de pouquíssima manutenção. Pode ser plantada como exemplar único, formando maciços, cercas-vivas, em vasos grandes, enfim...
Desenvolve-se bem a pleno sol ou meia sombra, em solo rico em húmus, com boa drenagem e irrigado quando a terra estiver seca. Tolera salinidade do solo, ventos e geadas fracas.

Multiplica-se por divisão das touceiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário