domingo, 28 de setembro de 2014

Moréia





MORÉIA
Dietes iridioides, da família Iridaceae, nativa da Africa do Sul.

Podem pensar em uma planta bacana, essa é a moreia. Muito resistente, é o tipo de planta que quem quer economizar pode usar, pois tem um crescimento relativamente rápido, ou seja, você pode plantar com um espaçamento um pouco maior como 40 cm por 40 cm e em pouco tempo ela fechará a área e ainda produzira mudas, pois formam touceiras (cresce mais para os lados que para cima) podendo ser plantadas em outros espaços ou cobrir falhas. Sempre recomendo para quem tem áreas muito grandes.
Tem de 40 a 50 cm de altura e formam belíssimos canteiros. 
Florescem várias vezes ao ano, com maior intensidade na primavera, mesmo quando não estão floridas, suas folhagens não deixam o jardim com aspecto de mal cuidado, estão sempre verdes e fechando a área.
Suas flores são lindas, uma verdadeira poesia onde o azul, amarelo e branco fazem uma composição perfeita. Em locais com muito sol, floresce em abundância e em locais um pouco mais sombreados também ficam bonitas, mas não florescem tanto. Folhas em forma de lanças que saem diretamente da base como um leque. Existe a moréia amarela, mas falaremos em outro dia.
Muito utilizada em praças e parques, o que comprova sua rusticidade. Quando bem adubada com composto orgânico e irrigada quando o solo estiver seco formam um canteiro belíssimo. Prefere clima mais frio e região de altitude.
Multiplica-se por sementes ou muito facilmente por divisão de touceiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário